quinta-feira, 30 de junho de 2011

SÃO PEDRO





A comunidade de Roma foi fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo e é considerada a única comunidade cristã do mundo fundada por mais de um apóstolo e a única do Ocidente instituída por um deles. Por esta razão desde a antiguidade a comunidade de Roma (chamada atualmente de Santa Sé pelos católicos) teve o primado sobre todas as outras comunidades locais (dioceses); nessa visão o ministério de Pedro continua sendo exercido até hoje pelo Bispo de Roma (segundo o catolicismo romano), assim como o ministério dos outros apóstolos é cumprido pelos outros Bispos unidos a ele, que é a cabeça do colégio apostólico, do colégio episcopal. A sucessão papal (de Pedro) começou com São Lino (67) e, atualmente é exercida pelo papa Bento XVI.

Segundo essa visão, o próprio apóstolo Pedro atestou que exerceu o seu ministério em Roma ao concluir a sua primeira epístola: "A [Igreja] que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, meu filho.". Trata-se da Igreja de Roma. Assim também o interpretaram todos os autores desde a Antiguidade, como abaixo, como sendo a Roma Imperial (decadente). O termo não pode referir-se à Babilônia sobre o Eufrates, que jazia em ruínas ou à Nova Babilônia (Selêucia) sobre o rio Tigre, ou à Babilônia Egípcia cerca de Mênfis, tampouco a Jerusalém; deve, portanto referir-se a Roma, a única cidade que é chamada Babilônia pela antiga literatura Cristã. TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTÁ PEDRA EU EDIFICAREI A MINHA IGREJA..

segunda-feira, 27 de junho de 2011

UM BREVE RELATO SOBRE A DIOCESE DE SANTARÉM



Uma grande extensão que envolve regiões de rios, várzeas, e estradas forma o território eclesial da Diocese de Santarém. Essa dimensão envolve vários municípios, indo do município de Aveiro, no rio Tapajós, até Almeirim, no rio Amazonas. Mas antes, a então Prelazia de Santarém foi a maior em extensão territorial do mundo. Dela surgiram mais quatro prelazias.

Santarém tem sua história pautada no catolicismo, como era comum, pelas missões que acompanhavam os desbravadores. Há registro de presença religiosa desde o final do século XVII, com a criação da Missão do Tapajós, mas o catolicismo se estruturou mais no século XIX, quando a então Prelazia de Santarém desmembrou-se do território eclesial da Diocese de Belém.

A criação do Vicariato Geral do Baixo Amazonas, em 17 de agosto de 1821, pelo bispo do Pará Dom Romualdo de Souza Coelho, foi o primeiro passo para que Santarém ganhasse maior autonomia. Foi em 21 de setembro de 1903 que o Papa Pio X criou a Prelazia de Santarém, a maior do mundo, com 794.323 km2, à época com uma população em toda a sua extensão em torno de 200 mil habitantes e dezenove paróquias, que eram assistidas por apenas doze padres.

Uma curiosidade nessa história é que o primeiro bispo foi um religioso nascido em um pequeno vilarejo às margens do rio Tapajós. Era o cônego Dom Frederico Benício de Souza Costa, que nasceu na vila de Boim. Coube a ele administrar toda a extensão territorial que se estendia até o Amapá e ao Xingu.

Os desmembramentos ocorridos posteriormente proporcionaram uma melhor divisão configurada hoje. A primeira divisão foi em 1934, com a criação da Prelazia do Xingu (Altamira). Depois, em 1949, foi criada a Prelazia de Macapá (Amapá). Posteriormente, em 1957, surgiu a Prelazia de Óbidos, e, por fim, em 1998, criou-se a Prelazia de Itaituba. Agora, as discussões dos últimos anos é sobre a necessidade de se criar mais uma prelazia nesta região que seria, possivelmente a de Monte Alegre.

terça-feira, 21 de junho de 2011

SEMINÁRIO SÃO PIO X - SANTARÉM-PA






A construção do Seminário São Pio X iniciou no episcopado de Dom Floriano em 1955. Seu sucessor, Dom Tiago Ryan, assumiu a Prelazia de Santarém em 1958, fazendo seu, o projeto de construção do Seminário como parte de sua prioridade à Pastoral Vocacional. Assim, no dia 25 de janeiro de 1962, inaugurou-se oficialmente o seminário menor e as atividades escolares começaram com uma turma de 39 rapazes.
A direção do Seminário São Pio X foi confiada aos frades franciscanos, sendo frei Alexandre Dowey o primeiro reitor e frei Rainério Dolesch, o prefeito de estudo. Frei Vianey Miller e irmã Evelinn Trindade completavam o quadro docente. A direção espiritual dos alunos ficou a cargo do frei Juvenal Carlson.
O corpo discente era formado por 39 alunos, proveniente das prelazias de Paritins, Óbidos, Santarém Xingu e Macapá .Hoje o seminário são pio X, é uma grande instituição da igreja católica na diocese de santarem , e residencia oficial do bispo.

CONVENTO DA ORDEM DOS FRADES MENORES EM SANTARÉM-PA

convento dos franciscanos santarém do Pará




1990, Os frades na Amazônia, quiseram se unir, em uma fratenidade, juntando-se aos alemães, noret-americanos e brasileiros criando a Custódia São Benedito da Amazônia, com sede em Santarém do Pará.






COLÉGIO DOM AMANDO






14 de M arço de 1943, Inauguração do Ginásio Dom Amando. Quatro Frades norte-americanos da Província do Sagrado Coração de Jesus, com sede em St. Louis, reforçaram a presença na Amazônia. Em 1958, a Custódia do Sagrado Coração, assumiu a Prelazia de Santarém, hoje diocese.Os frades da Província de Santo Antônio seguiram para a Prelazia de Óbidos.

ESCOLA DIOCESANA SÃO FRANCISCO






A escola São Francisco foi fundada em 21 de janeiro de 1918 por Frei Ambrósio Philipsenburg, com a intenção de abrir as portas do ensino para quem tinha menos oportunidades. O fundador, que dirigiu a escola durante 18 anos, implantou sistema rigoroso de disciplina que funciona até hoje.
Até 1930, o atendimento era bem mais reduzido do que é hoje. A média de alunos era de 150, distribuídos em quatro salas de aula, incluindo no currículo orientações sobre música, civismo e religião. Do convento, por determinação do bispo Dom Thiago Ryan, o vigário Geral de Santarém, Frei Othmar, iniciou o processo de transferência da escola para o prédio em que funciona até hoje.
A obra foi concluída na década de 40 pelo vigário seguinte, frei Vianey Müller. Ao longo de 91 anos, a escola mantém um padrão de ensino que acompanha a modernização, mas está sempre baseado nos princípios éticos. Para quem estuda na escola, uma palavra define o sentimento.

COLEGIO SANTA CLARA



O Colégio Santa Clara foi fundado no dia 11 de agosto de 1913, por Dom Amando Bahlmann e Madre Maria Imaculada de Jesus Tombrock, a fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição.
Assim, em 09 de dezembro de 1916 foi autorizado a funcionar o Curso Primário, o que possibilitou um melhor preparo não só de meninas, mas também das jovens da cidade.
Em 1939, foi aberto o curso normal que visava principalmente ao atendimento das jovens pobres que não podiam deslocar-se para a capital a fim de completar seus estudos, como também ao preparo de professores que pudessem servir especialmente as escolas do interior.
Em 1946, após muitas lutas, muitos telegramas enviados ao MEC e muitas respostas negativas, finalmente foi concedida a autorização para o funcionamento para o curso ginasial.
Em 1951, iniciou-se o curso normal (2º ciclo) visando o preparo de professores primários que pudessem servir as escolas da cidade e do interior.
Em 1976, o colégio foi autorizado a funcionar em nível de 2º grau com habilitação: Magistério e Comércio. Neste mesmo ano foi autorizado o funcionamento do 1º grau em 8 anos, exigindo-se assim o Curso Ginasial de 4 anos. Em 1981 foi reconhecido o curso de 2º grau, hoje Ensino Médio, no período de 1990 a 1998 para atender as exigências do CNE (Conselho Nacional de Educação), o Colégio funcionou com Educação Geral – Científico, Humanas, Biológicas e Exatas.
Atualmente o colégio funciona no turno matutino com os Cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental e no turno vespertino o Ensino Médio.

CONGREGAÇÃO DA IRMÃS MISSIONARIAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO


A Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus foi fundada em 05 de dezembro de 1910, na cidade de Santarém, estado do Pará, região amazônica. Trata-se de uma Congregação brasileira, fundada por alemães, Dom Amando Bahlmann, OFM (Ordem dos Franciscanos Menores) e Madre Imaculada Tombrock.
Madre ImaculadaDom AmandoTendo como lema “Enraizadas cm Cristo, revelar o amor de Deus” e como carisma “Ser presença contemplativa e misericordiosa a todos, em constante prontidão para a missão de Cristo, especialmente entre os mais necessitados”, desde o inicio a Congregação se dedicou à pastoral indigenista, educação e saúde dos mais necessitados.
Devido ao espírito missionário dos fundadores e do heroísmo das primeiras irmãs, a Congregação desde cedo iniciou o seu processo de expansão, espalhando-se para outros países, estando representada atualmente em vários continentes.
Em 1958 a Congregação foi dividida em Províncias, ficando o Brasil dividido em duas: a de Santa Cruz, no Nordeste e a do Imaculado Coração de Maria, com sede no Norte do Brasil. Essa divisão foi necessária visando atender melhor as necessidades regionais de cada povo, assim como descentralizar as atividades, dando mais agilidade ao trabalho missionário da Congregação.As demais províncias estão localizadas nas seguintes regiões: Estados Unidos – Província da Imaculada Conceição; Taiwan – Província Santo Nome de Jesus; Namíbia – Província da Epifânia do Senhor; Alemanha – Província de São José. O generalato está localizado nos Estados Unidos.

PROVINCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL



O BRASIL NASCEU FRANCISCANO – Foram os franciscanos os primeiros evangelizadores do Brasil. Já em 1500, o franciscano Frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa na Terra de Santa Cruz. O Brasil só conheceu missionários franciscanos até a chegada do Primeiro Governador Geral com os primeiros jesuítas em 1549.
FUNDAÇÃO DA CUSTÓDIA DE SANTO ANTÔNIO – Mas só em 1584 foi criada a Custódia de Santo Antônio do Brasil, dependente da Província Franciscana do mesmo nome de Portugal. Os fundadores chegaram a Olinda a 12 de abril de 1585, chefiados por Frei Melquior de Santa Catarina. Tomaram posse, a 4 de outubro do mesmo ano, do Convento de Nossa Senhora das Neves, construído para eles pela terciária franciscana Maria da Rosa.
AS PRIMEIRAS ATIVIDADES DOS FUNDADORES – Fundaram muitos conventos que ainda hoje são preciosas relíquias do passado e inúmeras Missões entre os índios. Fundaram obras sociais, escolas e davam atenção especial aos hospitais e leprosários. Pregavam também Missões populares.
CRIAÇÃO DA PROVÍNCIA – A 24 de agosto de 1657 o Papa Alexandre VII elevou a Custódia de Santo Antônio à categoria de Província autônoma.
Em 1675, com a ajuda da Província de Santo Antônio, foi criada a Província da Imaculada Conceição, no Sul do Brasil.
DECADÊNCIA DAS ORDENS RELIGIOSAS NO BRASIL – Desde o século XVIII as Ordens Religiosas no Brasil sofriam grande repressão por parte do poder régio. Mas o golpe de morte foi o Decreto de D. Pedro II em 1845 proibindo a admissão de noviços. Com isto, os conventos foram fechando por falta de frades. Ao chegar a República, havia apenas 9 franciscanos no Brasil, 8 no Nordeste e 1 no Sul.

A RESTAURAÇÃO – a República separou a Igreja do Estado. Foi uma libertação. O último Ministro Provincial da Província de Santo Antônio, Frei Antônio de Lellis, fez inúmeros apelos ao Ministro Geral da Ordem Franciscana para que mandasse frades da Europa para restaurarem as Províncias Franciscanas do Brasil. A Província Franciscana da Saxônia (Alemanha) aceitou esta missão. A 27 de dezembro de 1892 chegavam à Bahia os primeiros restauradores. A 2 de março de 1893 foi decretado o início da reforma e restauração da Província Franciscana de Santo Antônio. Foram muitas expedições de frades jovens e velhos que vieram povoar os conventos abandonados. Das cinzas ia surgindo a vida com vigor.

Em 1909, A Provincia de Santo Antônio, assumiu a responsabilidade de manter os frades na prelazia de Santarém, marcando assim a segunda etapa da presença francisacana na Amazônia.

A CHEGADA DOS PRIMEIROS FRANCISCANOS EM SANTAREM-PA

03 de agosto de 1907, chegada em Santarém dos primeiros franciscanos chefiados por Frei Amando Bahlmann
Em 21 de setembro de 1903, o Papa Pio X criou a Prelazia de Santarém, tendo como prelado o padre Frederico Benício de Souza Costa, que enfrentou muitas dificuldades na região sugeriu ao Papa que entragasse a Prelazia a uma Ordem religiosa. O Papa Pio X, acolhendo o pedido do então prelado, decidiu entregar a Prelazia de Santarém aos cuidados dos frades menores. Foi assim que, em 3 de agosto de 1907, chegavam a Santarém os seguintes frades: Frei Armando Balhmann, novo Prelado de Santarém, acompanhado de Frei Capistrano Niggemeyer e do Irmão Frei Camilo Lauer. Em 1909, a Província de Santo Antônio assumiu a responsabilidade de manter frades na Prelazia, marcando assim a segunda etapa da presença franciscana na Amazônia.

Em 1943, quatro frades norte-americanos da Província do Sagrado Coração de Jesus, com sede em St. Louis, reforçaram esta presença. Em 1958, a Custódia do Sagrado Coração assumiu a Prelazia de Santarém, hoje diocese. Os frades da Província de Santo Antônio seguiram para a prelazia de Óbidos. Em 1990, os frades presentes na Amazônia quiseram unir-se em uma fraternidade, juntando-se a alemães, norte-americanos e brasileiros, criando a Custódia São Benedito da Amazônia.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PRELAZIA DE SANTARÉM É ENTREGUE AOS CUIDADOS DOS FRANCISCANOS


1903 Em 21 de setembro, o Papa Pio X criou a Prelazia de Santarém, tendo como prelado o padre Frederico Benício de Souza Costa, que enfrentou muitas dificuldades na região sugeriu ao Papa que entragasse a Prelazia a uma Ordem religiosa. O Papa Pio X, acolhendo o pedido do então prelado, decidiu entregar a Prelazia de Santarém aos cuidados dos frades menores

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DIOCESE DE SANTARÉM-PA



A Diocese de Santarém (Dioecesis Santaremensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Belém do Pará e ao Conselho Episcopal Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Belém do Pará. A sé episcopal está na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Santarém, no estado do Pará.

Foi erigida canonicamente em 21 de setembro de 1903, com a denominação de Prelazia Territorial de Santarém (Territorialis Praelatura Santaremensis), com territórios desmembrados da então Diocese de Belém do Pará.

Foi elevada a diocese no dia 16 de outubro de 1979, pelo Papa João Paulo II, passando a denominar-se Diocese de Santarém.

A partir do seu outrora vasto território desmembraram-se entretanto as prelazias territoriais de Xingu (1934), Óbidos (1957) e Itaituba (1988), além da Diocese de Macapá (1949)

IRMÃS MISSIONARIAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO






A Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, fundada em 05 de dezembro de 1910 por alemães, com a colaboração de Irmãs contemplativas brasileiras, a segunda congregação nascida na Amazônia, é hoje uma congregação internacional, marcando presença em quatro Continentes: Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul é uma historia de amor, de dedicação, de ideal missionário, mas marcada por grandes sacrifícios. Neste ano em que celebramos o Centenário da Congregação vocês vão conhecer um pouco mais dessa história registrada em suas crônicas.
Dom Amando Bahlmann, OFM, alemão, segundo prelado de Santarém, “desde os primórdios de sua gestão em Santarém, ansiava conseguir, para a sede da Prelazia, religiosas a quem pudesse confiar a formação da juventude feminina”. Depois de convidar Irmãs de diversas Congregações_ sem resultado positivo de aceitação _resolveu fundar sua própria Congregação. Em 1910 dirigiu-se para o Rio de Janeiro e lá consegue, junto às Irmãs Concepcionistas da Ajuda, interessar quatro Irmãs de clausura para o exercício do apostolado ativo. Em seguida partiu para Roma e dali a Alemanha, onde procuraria “encontrar uma professora disposta a entrar na Congregação que ele tencionava fundar em Santarém”. Por indicação da Abadessa de Muenster, do convento das Clarissas de Duesseldorf, apresentou-se pessoalmente a D. Amando, como candidata à dedicar-se à instrução e educação da juventude feminina de Santarém , a professora Elizabeth Tombrock, jovem miraculada em Lourdes a 15 de agosto de 1909.
Solicitou então Dom Amando às clarissas de Muenster que Elizabeth fosse admitida ali provisoriamente, a fim de melhor prepara-se para a vida missionária e para que pudesse chegar a Santarém já revestida do hábito religioso. Sua admissão deu-se no dia 06 de agosto de 1910, ficando marcado o dia 15 de agosto, primeiro aniversário de sua cura em Lourdes para a tomada do hábito. Uma singularidade: a postulante recebia o hábito branco e azul das Concepcionistas, às quais viria juntar-se no Brasil, mas não era Concepcionista; era admitida no Convento das clarissas, mas não era Clarissa. Elizabeth destinava-se a ser a semente de uma nova congregação missionária que seria fundada em Santarém. Ao receber o hábito religioso foi-lhe dado o sugestivo nome de Maria Imaculada. A partir dali, deixava de existir a senhorita Elizabeth Tombrock, para, em seu lugar, surgir a Irmã Maria Imaculada de Jesus.
Em setembro do mesmo ano, Irmã Imaculada embarcou no navio “Rei Guilherme II”, com destino ao Rio de Janeiro, onde chegou a 28 se setembro. Aí chegando, juntou-se às quatro religiosas da Ajuda com quem viajou no dia 04/10, festa de S.Francisco, para Santarém. No porto de Salvador – BA, D.Amando juntou-se ao pequeno grupo missionário. A viagem foi cheia de peripécias, mas no dia 13/11/1910, os viajantes chegaram a Santarém, onde foram recebidos com alegria pelo povo e senhoras de sociedade santarena.
Em Santarém a primeira residência das Irmãs foi uma casa alugada à Rua Floriano Peixoto, atrás da Matriz. Como marco inicial dos trabalhos missionários da novel comunidade, as Irmãs abriram, no próprio convento, um pequeno orfanato para meninas e fundaram uma escola mista para alunos de 6 a 18 anos de idade. Irmã Imaculada como educadora exercia verdadeiro fascínio sobre as crianças.
Enquanto se desenvolviam as atividades das missionárias em Santarém, Irmã Imaculada ia recebendo noticias de sua terra natal de que outras jovens se mostravam desejosas de abraçar a vida missionária, integrando-se à nascente comunidade de Santarém. Nos anos seguintes de 1911 a 1913 chegaram sucessivamente, postulantes da Alemanha, ao todo dezessete. Pouco depois, acontecimento desalentador abateu-se sobre a comunidade: duas noviças foram vitimadas pela febre amarela, falecendo Irmã Teresa a 10/04/1912 e Irmã Clara no dia seguinte. Grande foi o sofrimento de Irmã Imaculada, mas não se deixou abater. Esse acontecimento, longe de esfriar o entusiasmo pelo ideal missionário de futuras candidatas, antes veio aumentá-lo. Novos pedidos de admissão eram feitos na Alemanha, prova evidente de que Deus abençoava a obra missionária de Santarém.
Em maio de 1912, Madre Coleta, uma das Concepcionistas vindas do convento da Ajuda e mais duas noviças brasileiras, Irmãs Cecília e Águeda (ambas santarenas) empreenderam penosa viagem, a maior parte em canoa, que durou mais de dois meses, para instalar uma casa na Missão do Cururu, entre os índios Munduruku, no alto Tapajós, atendendo a um apelo dos missionários franciscanos Frei Hugo Mense e Frei Luis Wand. Com o número crescente das Irmãs e órfãs, houve a necessidade de uma casa mais ampla que fosse capaz de abrigar o convento e o orfanato. Planejou-se então a construção do Orfanato Santa Clara. O lançamento da pedra fundamental teve lugar no dia 15/08/1913. Nessa mesma solenidade, duas jovens santarenas eras admitidas à Congregação - como realizar uma obra de tal envergadura, se faltavam por completo os recursos financeiros? Mas com fé inabalável na Divina Providência, foi dado início à construção da casa almejada, o que é hoje o Colégio Santa Clara.
Como a fé faz milagres, no dia 31 de maio de 1915, religiosas e órfãs mudaram-se para o novo convento, ainda não concluído, mas já capaz de abrigar as freiras e órfãs então existentes.
A fundação do Colégio Santa Clara foi em decorrência da necessidade de escolas para atender principalmente as crianças pobres e órfãs e também pelo forte desejo de madre Imaculada de se dedicar á causa educativa.



Santarém do Pará, lugar abençoado por Deus, onde brotou este grande fruto com certeza um grande presente de Deus para toda a humanidade.





-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x