ARQUIDIOCESE DE BELEM DO PARÁ

A Arquidiocese de Belém do Pará (Archidioecesis Belemensis de Pará) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a sé metropolitana da Província Eclesiástica de Belém do Para. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé arquiepiscopal está na Catedral de Nossa Senhora da Graça, na cidade de Belém, no Estado do Pará.
A Diocese de Belém do Pará (Dioecesis Belemensis de Para) foi ereta canonicamente pelo Papa Clemente XI, por meio da bula Copiosus in Misericordia, de 4 de março de 1719, a partir de território desmembrado da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V.
A diocese foi elevada à dignidade de arquidiocese e sé metropolitana a 1º de maio de 1906 por São Pio X, com a bula Sempiternum Humani Generis, juntamente com a Diocese de Mariana, precedidas somente pelas de São Salvador da Bahia 1551, e de São Sebastião do Rio de Janeiro 1575.
A arquidiocese de Belém do Pará, também e a arquidiocese mãe da diocese de Santarém, sendo está desmembrada em 21 de setembro de 1904.