terça-feira, 21 de junho de 2011

COLEGIO SANTA CLARA



O Colégio Santa Clara foi fundado no dia 11 de agosto de 1913, por Dom Amando Bahlmann e Madre Maria Imaculada de Jesus Tombrock, a fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição.
Assim, em 09 de dezembro de 1916 foi autorizado a funcionar o Curso Primário, o que possibilitou um melhor preparo não só de meninas, mas também das jovens da cidade.
Em 1939, foi aberto o curso normal que visava principalmente ao atendimento das jovens pobres que não podiam deslocar-se para a capital a fim de completar seus estudos, como também ao preparo de professores que pudessem servir especialmente as escolas do interior.
Em 1946, após muitas lutas, muitos telegramas enviados ao MEC e muitas respostas negativas, finalmente foi concedida a autorização para o funcionamento para o curso ginasial.
Em 1951, iniciou-se o curso normal (2º ciclo) visando o preparo de professores primários que pudessem servir as escolas da cidade e do interior.
Em 1976, o colégio foi autorizado a funcionar em nível de 2º grau com habilitação: Magistério e Comércio. Neste mesmo ano foi autorizado o funcionamento do 1º grau em 8 anos, exigindo-se assim o Curso Ginasial de 4 anos. Em 1981 foi reconhecido o curso de 2º grau, hoje Ensino Médio, no período de 1990 a 1998 para atender as exigências do CNE (Conselho Nacional de Educação), o Colégio funcionou com Educação Geral – Científico, Humanas, Biológicas e Exatas.
Atualmente o colégio funciona no turno matutino com os Cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental e no turno vespertino o Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário